Irmãs e irmãos de fé e cidadãos e cidadãs de boa vontade. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) será celebrado no próximo domingo, 19 de outubro. Com o tema “Feitos para sermos livres, não escravos” e a iluminação bíblica “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a), a celebração quer dar continuidade ao trabalho da Campanha da Fraternidade deste ano. Trata-se do momento alto de todo um processo que quer  proporcionar a unidade de todos os grupos e movimentos eclesiais de jovens em vista do fortalecimento da missão, levando os mesmos jovens a dar uma continuidade no trabalho de Evangelização. Jovens evangelizando jovens!

Adoração ao Santíssimo, caminhada, orações, música e Show com Eugênio Jorge. Estes serão alguns dos momentos marcantes do DNJ 2014 para a juventude da Região Pastoral II de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia e Levi Gasparian. O início às 13h na Igreja de São Sebastião terá a palavra entusiasta e lúcida do Pároco de Levi Gasparian e Assessor Diocesano do Setor Juventude, o Pe Welder de Oliveira, afetuosamente conhecido como Pe Pretinho. O ponto alto do dia será a celebração eucarística, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Nélson Francelino Ferreira, na quadra do Colégio Santo Antônio.  No evento, as expressões que trabalham com juventude nesta região (Pastoral da Juventude, EAC, Segue-me, Shalon, ...) estarão também com seus estandes apresentando suas atividades de evangelização.

Dentre as várias iniciativas de evangelização das novas gerações, temos priorizado a Pastoral da Juventude que traz como eixo inspirador o texto de Lucas (4, 18-22): “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabaram de ouvir”. Todos aprovavam Jesus, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam de sua boca. E diziam: “Este não é o filho de José?”.

A missão é que dá a vida e sentido para a PJ. É o seu eixo determinante. É o agir concreto de jovens participantes da comunidade eclesial, dando testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa e na proposta de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo. A PJ, como parte da Igreja latino-americana, assume a evangélica opção pelos pobres e pelos jovens. Como jovens vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores, desejos, alegrias, necessidades, potencialidades e anseios... Por isso, buscamos descobrir alternativas, propor ações concretas que respondam aos problemas que os jovens vivem, procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem que contribuam para concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR.

A Pastoral da Juventude está organizada por jovens, na maioria empobrecidos, que, a exemplo de Jesus Cristo e da Igreja da América Latina, fazem a opção pelos pobres e jovens. Encontram-se em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, os sofrimentos e cultivar a amizade baseada em uma formação integral e mística próprias. Esses Grupos de Base concretizam suas metas promovendo oficinas lúdicas de evangelização (Escola de Música Frei Neylor, Oficinas de Capoeira, Esportes, Canto Coral e Teatro, Cine-Clube, Sala de Leitura), projetos educacionais alternativos (Pré-vestibular Social – parceria com a PMTR - e Universidade Custo Zero – parceria com a PUC-Rio), trabalhos de assistência e promoção humana em Parceria com as Pastorais da Criança, da AIDS, da Sobriedade, da Mulher Marginalizada e da Criança e Grupos de AA, bem como, serviços de evangelização explícita na Missão Jovem em nossos bairros e a parceria com a Pastoral da Educação para a evangelização em nossas escolas. A recém criada Pastoral de Juventude Universitária busca uma formação integral que una ciência – fé – ética, para uma maturidade pessoal, eclesial e social para uma intervenção positiva e conseqüente, num futuro próximo, na estrutura política e econômica da cidade.

PJ dos filhos de São José Operário pelo cuidado e promoção das juventudes empobrecidas!

Medoro, irmão menor – padre pecador.