Irmãs e irmãos amados! Mulheres e Homens de boa vontade!

            O Papa Francisco surpreende uma vez mais a todos com a canonização do Apóstolo do Brasil, o Pe José de Anchieta. Desta vez sem exigir um milagre a mais que pudesse confirmar a santidade dele. A Igreja bem cedo decidiu que para incluir como possível santo no canon, ou seja na lista dos santos, um cristão de vida exemplar, que ele tivesse alem do apreço e do reconhecimento daqueles que o conheceram, a confirmação dada por Deus através de dois milagres, impossíveis da ciência explicar.

Essa exigência só não se aplicava aos mártires, que deram a vida por Cristo, derramaram o próprio sangue por fidelidade ao Evangelho e amor à Igreja. Morrer por Cristo só é possível pela unção do Espírito que dá a fortaleza para o testemunho. Logo, a Igreja não faz nenhum santo, não santifica, mas canoniza, põe na lista dos santos aqueles fiéis de reconhecida graça de Deus. Se tornam para todo o mundo, através dessa publicação, a canonização, exemplos de vida cristã, além de nossos intercessores junto a Deus, na comunhão dos santos.

Para o Papa Francisco, o Padre José de Anchieta pode ser incluído na lista dos santos, dos canonizados, pelo testemunho missionário heróico junto aos índios de nossa pátria amada, a Terra de Santa Cruz. Ele tomou a peito a defesa dos nativos contra a “colonização” portuguesa, mediando vários conflitos registrados na história. Ocupou-se com a sua educação fazendo a primeira gramática da então chamada língua geral, o tupi-guarani, e abrindo as primeiras escolas para formar-lhes para uma cidadania plena. A cidade de São Paulo nasceu do Colégio São Paulo, por ele criado. A missão de Anchieta é o grande atestado de sua santidade: anunciar Jesus Cristo mediante a defesa, o cuidado e a promoção da vida!

Nesses dias de júbilo tivemos a grata alegria da posse do nosso novo bispo diocesano, Dom Nelson Francelino Ferreira. Em sua primeira exortação aos padres, na esteira de São José Anchieta, afirmou a partir do Evangelho da Ressurreição de Lázaro, ... que cada um de nós padres consiga com sabedoria despertar nossas comunidades a irem ao encontro das pessoas que se encontram aprisionadas nos vários sepulcros existenciais onde a dignidade da vida é ameaçada, ou quase extinguida, para chamá-las à vida plena que só Jesus pode dar. Lembrando de modo especial do sepulcro da comercialização de pessoas, de nossos jovens que se prostituem e se drogam. Deus, por nós, os chama a uma vida maior!

E adiante, explicitou que o zelo sacerdotal deve levar-nos a : ... preocupamo-nos naturalmente com o homem inteiro, incluindo precisamente as suas necessidades físicas: com os famintos, os doentes, os sem abrigos; contudo, não nos preocupamos apenas com o corpo, mas também com as necessidades dos homens: com as pessoas que sofrem devido à violação do direito ou por um amor desfeito; com as pessoas que, relativamente a verdade, se encontram na escuridão; que sofrem por falta de verdade e de amor. Essa mensagem exortativa resume igualmente a sua homilia de posse, na qual convoca toda comunidade cristã, não apenas os padres, à solidariedade.

Alegramo-nos enfim com os fatos políticos dos últimos dias, nessa mesma linha do cuidado da vida. O Prefeito Vinicius Farah não contentou-se em transformar a nossa cidade no município de maior progresso dos últimos anos, criando mais de cinco mil novos empregos, mas vem empenhando-se no desenvolvimento integral (educação, saúde, segurança, moradia, lazer,...) por melhor qualidade da vida do cidadão. Mais concretamente na semana passada fomos surpreendidos com a entrega de quase 500 novas casas às famílias mais pobres da cidade. Entre esta e outras beneméritas iniciativas gostaria de destacar que no início dessa semana celebrou duas parcerias com a Igreja Católica: na Vila Isabel abriu um consultório dentário com a Pastoral da Criança e aqui no Triângulo criou a Escola da Vida para as crianças mais pobres, entre 6 e 14 anos, em prevenção às drogas e ao tráfico humano.

No próximo sábado um “Passeio ciclístico com Jesus Cristo pelas juventudes” celebra o XXIV Dia Mundial da Juventude, que o Papa Francisco convoca sob o tema: “Bem-aventurados os pobres em espírito” e a coragem da felicidade. É uma pedalada aberta a todos, saindo da Igreja de São José Operário, no Triângulo, contornando o centro da cidade, prevista para 9 horas  da manhã. Quem desejar ganhar a camiseta comemorativa deve apresentar-se a partir das 8 horas. Iniciativa da Pastoral da Juventude e com apoio da Secretaria de Cultura, os jovens querem despertar a cidade, especialmente as juventudes para um encontro pessoal com Jesus Cristo, que inclui tocá-lo na carne dos empobrecidos, como lembra o Papa Francisco. Venha celebrar conosco! E que São José de Anchieta nos abençoe e inspira na vida cristã.

Forte abraço! Afetuosa bênção!

Medoro, irmão menor-padre pecador.