A liturgia da quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma. A imposição das cinzas sobre nossas cabeças é o símbolo do apelo de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho!” Estas palavras, convocam a um inteiro programa de vida, preparando-nos para celebrar a Páscoa do Senhor. Assim, caminhamos durante quarenta dias na oração, no jejum, no exercício da caridade fraterna, na penitencial.

Nesse tempo quaresmal buscamos uma verdadeira revisão de vida, que nos auxilie superar as práticas religiosas meramente exteriores – “para serem vistos pelos homens” – por novas atitudes que sejam expressões de uma vida que se volta sinceramente para Deus e para os irmãos e irmãs. Daí, realizarmos, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade, que a cada ano, nos convoca ir ao encontro de quem mais necessita de solidariedade.

Nesse ano a Igreja do Brasil nos convoca a olhar a realidade dos jovens,

entendê-los e auxiliá-los frente ao impacto cultural que passam, a solidarizar-nos com seus sofrimentos e angústias e a reavivar-lhes e sentido de  participação na vida da Igreja e na transformação da sociedade.Estamos iniciando uma CF, Campanha da Fraternidade, para as juventudes, com os jovens e adultos, de nossas comunidades e outros tomados de boa vontade por essa causa.

O Objetivo Geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. À luz deste, nos são propostos três claros objetivos específicos:

1 – Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 – Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que possam contribuir com seus dons e talentos;

3 – Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

            À luz desses objetivos nos voltamos concretamente para as juventudes trirrienses, suas realidades, desafios e esperanças. Mais concretamente para as juventudes a que somos chamados a evangelizar em nossos bairros do Triângulo, Moura Brasil, Pilões, Ponto Azul e Ponte das Garças. Discernindo com os jovens das Pastorais das Juventude estamos propondo alguns gestos concretos:

- criação de novos Grupos de jovens,

- mobilização de jovens e adultos para a Jornada Mundial da Juventude,

- campanha Preventiva contra a AIDS – especialmente a presença conscientizadora no Carnaval - ,

- criação do pré-vestibular para jovens,

- criação de novas Oficinas Lúdicas de Evangelização e Inclusão das Juventudes e

- criação de um Cine – Clube.

Para responder a tudo isso os atuais grupos de evangelização e pastorais estão sendo convocados a refletir, rezar e agir missionariamente em favor dos jovens e com os jovens. Assim, estão programadas Missões jovens nas comunidades e nas escolas, Shows de Evangelização, Via-sacras públicas de jovens, Encontros de oração e reflexão, Assembléias comunitárias sobre políticas públicas para juventude e um grande evento para 16 de março, um passeio ciclístico na cidade: “Pedalando com Jesus”. Uma programação que virá enriquecer certamente as celebrações próprias desse tempo de oração, penitência e fraternidade.

Junte-se a nós, no contexto do Ano da Fé em curso, a repropor Juventude como tema da Campanha, nesse tempo de mudança de época, desejando refletir e rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão". A C.F de 2013 já anuncia a Jornada Mundial da Juventude, assumindo como lema o espírito missionário da JMJ 2013 indicado pelo Santo Padre Bento XVl, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28,19).

Um apelo especial aos jovens para que sejam verdadeiros missionários e missionárias no sentido de jovens evangelizando jovens: "Eis-me aqui! Envia-me".

Medoro de Oliveira