
O mês de setembro, além de ser o Mês da Bíblia para a comunidade católica, é também para o conjunto da sociedade o Mês de prevenção contra o suicídio, daí, o Mês Amarelo, pela valorização da vida. Nessa perspectiva quero compartilhar umas reflexões do padre amigo, Dr. A. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD, Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná, Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ e da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ. Eis a sua simples, mas valiosíssima contribuição.
Se você está em crise, existem opções disponíveis para ajudá-lo a lidar com seus problemas. Você pode falar com alguém, ou um profissional para obter ajuda. Falar, desabafar é o princípio de tudo para encontrar a solução do problema. Todos nós podemos ajudar a prevenir o suicídio. Compreender as questões relativas ao suicídio e a saúde mental é uma forma importante de participar na prevenção do suicídio, ajudar outras pessoas em crise a se livrar de tal atitude. Comunicar os nossos traumas, dramas e desafetos significa solicitar e receber proteção, carinho, segurança, amizade, conhecimento e uma nova configuração de vida.
Procurar ajuda
Você não tem que lidar com a crise por conta própria. Aquele em quem você escolhe confiar pode fornecer incentivo e ajudá-lo em uma crise.
Seu mundo
Você faz parte de um todo maior e você é importante. Você pode se sentir menos isolado quando está mais conectado aos outros. Considere juntar-se a um grupo de interesse, ser voluntário, ter aulas diferentes ou começar um novo hobby.
Suas redes sociais
As redes sociais é um lugar para compartilhar como você está se sentindo e ouvir as histórias de outras pessoas que sentiram o mesmo. Conectar-se a pessoas através da tecnologia pode ajudá-lo a lembrar que você não está sozinho e pode encontrar outras pessoas com interesses semelhantes.
Sua comunidade
Que você seja participante em sua comunidade, na escola, na igreja, num clube, numa obra social ou numa equipa, ter um grupo de pessoas que encorajem a procura e apoio de ajuda é um dos aspectos mais importantes da prevenção do suicídio.
Seu círculo de confiança
Relacionamentos com amigos, familiares e outros significativos, construídos com confiança e companheirismo, são fatores de proteção contra pensamentos e comportamentos suicidas. É importante encontrar as pessoas em sua vida que você sempre pode confiar, sentir-se à vontade e entrar em contato a qualquer momento. Cerque-se de pessoas positivas, sábias que o motivam você ser melhor.
Conclusão
Somos seres movidos por amor à vida e só tem sentido na dimensão do amor, daí o nosso espaço interior ser ocupado com afeto, ternura, carinho, carícia e toda delícia do mais belo dos sentimentos que é o amor. Não tenhamos medo de falar da nossa carência afetiva e dos nossos sentimentos. É o poder do amor que sustenta a nossa jornada, causa de inspirações triunfais e de comunhão com o nosso semelhante.
Medoro, irmão menor-padre pecador