A Celebração de Ramos em que a Igreja inaugura anualmente a Semana Santa, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando aclamado pelos pobres e pelos jovens como o Messias e Senhor, foi, por essa razão mesma, instituída pelo Papa Francisco como Dia da Jornada Diocesana da Juventude-JDJ. Nessa ocasião o Papa dirige uma mensagem especial às juventudes das dioceses do mundo inteiro, que nesse ano tem como tema “Grandes coisas fez em mim o Onipotente”.
Nesta o Papa Francisco refere-se a Nossa Senhora como a jovem que soube fazer a vontade do Senhor, que soube pôr-se a caminho para encontrar sua prima Isabel, idosa e necessitada da sua proximidade. Diz ele: “Não fica fechada em casa, porque não é uma jovem-sofá que procura estar cômoda e num lugar seguro, sem que ninguém a incomode. É movida pela fé, porque a fé é o coração de toda a história da nossa Mãe”.
“Caros jovens, continua, Deus olha também para vós e vos chama e quando o faz, vê todo o amor que sois capazes de dar.”. O Papa recorda por isso aos jovens que, tal como a jovem de Nazaré, também eles são capazes de deixar na História uma marca importante. “A Igreja e a sociedade precisam de vós. Com a vossa abordagem, com a coragem que tendes, com os vossos sonhos e ideais, caem os muros do imobilismo e se abrem caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”.
Prosseguindo em sua tocante e desafiadora mensagem, o Papa encoraja os jovens a cultivar, uma relação de familiaridade e amizade com a Virgem Santa, que é nossa Mãe, e convida-os a falar a ela Ela, e com Ela dar graças a Deus pelo dom precioso da fé recebida dos antepassados, a confiar-lhe a própria vida, seguros de que, como uma boa Mãe, os escuta, os abraça, e os quer bem. “Asseguro-vos que se o fizerdes não vos arrependereis”.
Há cinco anos a Pastoral da Juventude da paróquia São José Operário vem promovendo, sempre no Sábado de Ramos – nesse ano no dia 08 de abril - com a participação dos movimentos eclesiais de jovens – EAC, Segue-me, Shanlon, CLJ – uma pedalada para celebrar essa JDJ. Nesse ano, une à proposta do Santo Padre a intensa ação missionária dos jovens católicos em comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Este sob o título do ROTA 300.
Neste ano ainda foi incluído também o tema da Semana da Cidadania programada pela Pastoral da Juventude do Brasil para 15 a 22 de abril, com o tema “Democracia, para quem e para quê?” e com o lema “O fruto da Justiça se semeia na paz para aqueles que praticam a paz” (Tg 3,18). Uma antecipação justa e oportuna, quando também os jovens cidadãos cristãos são desafiados a dar a sua participação no enfrentamento ao desmonte da democracia e dos direitos sociais do povo brasileiro.
Motivados por essas três desafiadoras e santas provocações acontece no próximo sábado, o 5º Passeio Ciclístico da Juventude sob a luz do tema “Juventude, no Ano da Mãe Negra Aparecida, exige democracia para a vida e pela paz!” e do lema papal “Grandes coisas fez em mim o Onipotente”. O ponto de partida será a Igreja de São José Operário. A largada marcada para as 9 horas terá as participações especiais do Padre Rafael Ferreira, da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, da Irmã Casilda Iñignez Gabanee, da Congregação das Irmãs Filhas de São José, e do Pastor Raphael Raposo, da Igreja Metodista Wesleiana e criador do Projeto Resgate para jovens dependentes químicos. Jovens, crianças e adultos estão convidados ao testemunho público da fé no compromisso com a democracia pela vida e pela paz.
Medoro, irmão menor-padre pecador