
Irmãs e Irmãos na fé e Mulheres e Homens de boa vontade!
Retomo o encontro semanal com a querida comunidade trirriense, nessa coluna semanal do Entre-Rios Jornal, agradecido à direção do mesmo por esta rica oportunidade. Isto nos proporciona um diálogo continuado com todos aqueles que buscam exercer a cidadania como responsabilidade inerente à fé cristã e aos homens de boa vontade, pelo bem de todos em “Três Rios, Cidade Empreendedora”, sob o rico e insuperável legado da Cultura dos Tambores.
A feliz retomada do progresso econômico, engendrada pelo prefeito empreendedor, está a exigir, não só do poder público, mas também do terceiro setor, como do conjunto da sociedade civil e das igrejas, um engajamento que faça do progresso real, desenvolvimento social. Costumo dizer entre amigos “Vinicius Farah em Brasília é mais prefeito: faz mais por Três Rios!”. Sua ação abrangente vai progressivamente respondendo aos vários desafios e, por isso mesmo, se faz necessária a nossa contrapartida, “fazendo mais por você”!
A Cultura dos Tambores, herdada do feliz encontro das culturas indígena e européia com a cultura africana – eco-simbolizada no encontro dos rios Paraíba do Sul, Preto e Piabanha -, traz consigo as marcas do trabalho, da solidariedade e da convivialidade. Esta última, a raiz e o ápice do conjunto das três que se visibiliza no cotidiano cordial do bom povo trabalhador que quer o melhor, sem se esquecer dos que “estão na pior”. Uma cultura encharcada pelo Evangelho de Jesus Cristo que pode ser exemplar em tempos de mudança.
A Paróquia de São José Operária, organizada em CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, alimentada pela Teologia da Libertação, busca a exemplo de seu patrono, ter como marca distintiva de sua vida e missão, a vivência comunitária e solidária do legado do Salvador: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Daqui as suas quase cinqüenta iniciativas de serviços sociais para defender, cuidar e promover a vida ferida, indefesa e descartada. “A glória de Deus é o ser humano de pé!” (Santo Irineu).
Nasce nesses dias mais um serviço de qualidade: a OFICINA DE CANTO CORAL, sob a orientação competente e graciosa do querido Santiago de Oliveira, para a integração sócio-cultural de crianças, jovens e adultos; na Oficina de Nazaré – nosso Centro de Evangelização e Solidariedade, junto à Igreja do Triângulo –. Os interessados já podem se inscrever na Secretaria Paroquial: 22521504. Santiago, filho de nossa paróquia jê vem se projetando a nível internacional, a partir do Coral de Juiz de Fora. Agora retorna com generosidade à sua comunidade para re-encantar a vida!
Nessa perspectiva celebramos, também e com renovada esperança, a parceria com a Prefeitura Municipal que decide implantar, também na Oficina de Nazaré, a ESCOLA DA VIDA. Trata-se de oficinas de socialização para crianças de 6 a 14 anos, matriculadas nas escolas públicas e cadastradas no programa “bolsa família”, ambas as iniciativas do Governo Federal. Aqui, a esperada resposta, para a prevenção contra as drogas e a prostituição infanto-juvenil.
Assim, Fé e Política se abraçam para além da politicagem fisiologista e oportunista, mas com P maiúsculo promovem o bem da polis, da cidade, o bem comum, o bem dos pobres, o bem presente e futuro de nossas crianças e adolescentes. E, ao mesmo tempo, a ESCOLA DA VIDA se torna oportunamente uma escola de cidadania: 1) para buscar na política o interesse coletivo e não favores pessoais; 2) para nos responsabilizar com o cuidado da vida; e 3) para encarnar na política o mandamento novo do amor (Jo 15,12). “A política é a expressão mais perfeita da caridade” (Papa Paulo VI).
São José Operário, rogai por nós!
Medoro de Oliveira