
A Paróquia de São José Operário festejou no último dia 16 de julho o Jubileu de Ouro do Apostolado da Oração. Foi uma tarde orante sobre a Missão da Igreja em saída, como pede o Papa Francisco. Vieram dezenas de zeladoras e zeladas das paróquias dessa Região Pastoral II e também da Catedral de Valença. Uma rica Celebração Eucarística, seguida de confraternização, corou o dia jubilar, sob a presidência de Clessia de Moraes Lopes e assistência da Presidente Diocesana, Albina Ferreira da Silva.
O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Seus Estatutos assim o definem: "O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.”
Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França em 1844 e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus, a partir do qual assume a missão social da Igreja e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. Chegou ao Brasil em 1867.
Os membros do Apostolado da Oração, seguindo um programa rigoroso e profundo de vida espiritual, estão capacitados para cooperar ativamente na espiritualidade da Paróquia, num trabalho de conjunto com outras Pastorais e Movimentos, promovendo: Horas Santas (incentivo principalmente ás visitas ao Santíssimo Sacramento); Participação ativa na Missa, com destaque às Missas das primeiras quarta-feiras do mês; Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, anualmente; Entronização da Imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus nos lares; Novenas; terços em família; vias-sacras e todas as iniciativas que ajudem a Comunidade a orar.
A exemplo das Comunidades Eclesiais de Base, agregam as famílias dos Zeladores, Associados zelados e suas vizinhanças, procurando atingir as famílias da comunidade de forma inclusiva, por meio de práticas como as Novenas do Natal em Família, Encontros da Campanha da Fraternidade na Quaresma, Semana Nacional da Família, Festas do Padroeiro e, principalmente, nos Círculos Bíblicos. Seus membros procuram promover os valores cristãos, pelo testemunho de vida e pela palavra.
Faz parte de sua espiritualidade praticar as chamadas obras de misericórdia, tais como: dar alimento aos necessitados, visitar pessoas enfermas, idosas e encarceradas, mulheres marginalizadas levando conforto, oração, esperança e auxilio material quando necessário, caminhando muitas vezes em parceria com os Vicentinos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral dos Enfermos, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral da Política e Pastoral da Esperança. Ainda, os membros do AO são encorajados a serem também membros ativos destas pastorais. Rezam também pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas e dão auxílio material para o sustento dos Seminários, além do oferecimento do Dízimo mensal. Colaboram nos vários trabalhos trabalhos e promoções materiais e sociais da Paróquia.
Parabenizamos nossas quase cinquenta zeladoras e zeladas por nesse jubileu se acolherem a solicitação do Papa Francisco: “Que a Igreja seja sempre lugar de misericórdia e esperança, onde cada um se possa sentir acolhido, amado e perdoado. Deus usa de tanta misericórdia conosco. Aprendamos também nós a usar de misericórdia com os outros, especialmente aqueles que sofrem. São essenciais, na vida cristã, a oração, a humildade, a caridade para com todos: este é o caminho para a santidade.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Medoro, irmão menor-padre pecador.