
Celebrando com toda a Igreja a Solenidade da Santíssima Trindade, a Melhor Comunidade, a Paróquia de São Sebastião de Três Rios acolheu, com sentimentos de alegria e esperança o seu novo pároco. É o Missionário Verbita, Pe Roshan D’Souza, oriundo da Índia, radicado no Brasil há 8 anos, dos quais 3 anos vividos em nossa cidade como Vigário da mesma paróquia. Nos últimos anos se ocupava da coordenação missionária da província de sua congregação religiosa. E nesse domingo a Matriz do Padroeiro lotada de fiéis fervorosos, vindos de todas as comunidades, acolhia-o com repetidos aplausos, ao longo de toda Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Nélson Francelino Ferreira com os demais párocos da cidade e seus confrades do Verbo Divino.
Por disposição da Providência Divina – mais que mera coincidência – na data que ocorreu entusiástica posse, a Igreja no Brasil celebrava o Dia das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base. Isso se comprova pela sensibilidade e zelo pastorais do novo pároco para com as CEBs espalhadas nos muitos bairros da referida paróquia de aproximadamente 45 mil habitantes. O cuidado evangelizador dessas referidas Comunidades foi prioridade do jovem padre nos anos que aqui serviu. Elas guardavam e guardam lembranças e marcas profundas do seu pastoreio. E, agora, agradecidas por seu retorno esperam ser revitalizadas nas bases e por sua inclusão mais plena na vida, missão e decisões da paróquia, através de um Conselho Pastoral que contemple diretamente a todas elas.
Bem vindo, caríssimo irmão no batismo e no presbitério! Queremos compartilhar de seu ardor missionário para com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em resposta ao apelo do Papa Francisco que nos pede ser uma Igreja em saída. E em resposta também ao nosso Bispo Dom Nelson que, em sua posse, lhe indicou publicamente a prioridade pela implantação de novos Círculos Bíblicos, como “uma Igreja em cada rua”. E isso quando a Igreja no Brasil começa se articular para o 14º Encontro Inter-eclesial das CEBs previsto para 2018, em Londrina, PR. O tema é “CEBs e os desafios do mundo urbano”.
Atualíssimo para nós esse tema, pois o processo de urbanização de Três Rios, como em nosso país, vem-se dando repleto de contradições que geram insegurança e exclusão.
A fé também é afetada por todas estas ambiguidades e contradições. Prevalece em muitas manifestações religiosas a concepção de salvação como sendo: prosperidade material, realização afetiva e saúde física. Assim temos uma espécie de degustação do sagrado. Por outro lado, o mundo urbano é feito de imensas periferias desconhecidas e que precisam ser desveladas por nossa fé. Não podemos nos acostumar com pessoas morando nas ruas, crianças abandonadas, idosos esquecidos, viúvas e órfãos descuidados. São princípios proféticos dos quais nós não podemos nos distanciar. A cidade é um lugar de violências e exclusões, mas também de possibilidades. É hora, pois da Igreja ir às bases para fortalecer as lutas nas comunidades e aprofundar as discussões dos desafios no mundo urbano.
O Trem das CEBs quer pois trilhar com o Pe Roshan sobre os trilhos da fé e alimentado pelo combustível da esperança, para armar nossa tenda nas Comunidades da Paróquia nonagenária de São Sebastião. Vamos juntos!
Medoro, irmão menor-padre pecador.