Os jovens católicos começam sua preparação para o DNJ-Dia Nacional da Juventude. O DNJ surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Assim, todos os anos organiza-se um dia da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, "a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados, num domingo do mês de outubro. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final. Tem sido assim, uma oportunidade de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

Nesse ano, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2016, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB divulgou o tema e lema do Dia Nacional da Juventude. As temáticas estão relacionadas à defesa da vida e da terra, sendo esta a “casa comum”, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.

Recordemos da Campanha da Fraternidade desse ano o Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). Sob essa inspiração o DNJ 2017 escolheu como tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”. E o lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).

A nossa Diocese de Valença escolheu o domingo 16 de outubro para realizar o grande evento junto à Porta Santa da Catedral de Nossa Senhora da Glória, por pensar também o DNJ em sintonia com o Ano da Misericórdia. Os subsídios para reflexão nas bases juvenis já estão sendo difundidos, bem como as tarefas para realização deste grande dia distribuídas nas Regiões Pastorais, com a Pastoral da Juventude e os movimentos eclesiais de jovens (Segue-me, EAC, JUFRA, ...).

Compartilho o protagonismo da Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia São José Operário como um serviço que possa motivar as múltiplas iniciativas de evangelização das juventudes. Programaram Missão Jovem em todas as comunidades com o intuito de despertar novos irmãos companheiros para a caminhada nos grupos de jovens. Ao termino de cada dia de missão uma celebração seguida de confraternização. Nessa linha missionária também visitas às escolas.

Na perspectiva eco-social os jovens estão se integrando nas associações de moradores com o intuito de resgatar a casa comum tão deteriorada de nossos bairros. Já duas associações de dois bairros foram integralmente assumidas por eles. A Pastoral Universitária conquista com a Faculdade e Direito da UFRRJ a instalação do Escritório Modelo de Prática Jurídica em nossa comunidade.

                É hora de uma Igreja de rosto jovem que transmita às novas gerações os valores da fé por uma cultura de paz e civilização do amor. Assim o Papa Francisco se dirigiu aos nossos jovens;A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês! ” (Missa da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

Medoro, irmão menor-padre pecador