
Todos guardam, na mente e no coração, as emoções da devoção à São Sebastião manifestada por uma incontável multidão na procissão e na missa do padroeiro de Três Rios. E tudo bem organizado e preparado pelos abnegados padres Lesheck, Rochan e João, pelo laicato maduro e competente da matriz e pelo testemunho de sabedoria, santidade e simplicidade do Irmão Geraldo. Tinha mesmo que ser uma festa portentosa, pois se celebrava a abertura do jubileu dos 90 anos da paróquia confiada ao patrocínio do Protetor contra a fome, a peste e a guerra. E, por isso tudo, não podia faltar o santo e fervoroso entusiasmo do jovem bispo diocesano, Dom Nelson Francelino Fereira. Os relatos e impressões que nos chegam “aos montes” refletem a fé católica ainda da maioria do querido povo trirriense.
A paróquia jubilar, na maioria dos seus anos, vem confiada ao zelo pastoral dos abnegados missionários da Congregação do Verbo Divino. Eles dinamizaram o serviço de transmissão da fé multiplicando os lugares de culto, as capelas por quase todo canto da cidade. Essas refletem, por sua vez as comunidades que se consolidaram sob o protagonismo dos leigos. Inicialmente as associações religiosas da Liga Católica de Jesus Maria e José, Apostolado da Oração, Legião de Maria, ... Com o aggiornamento do Concílio Vaticano II abraçou os mais sérios movimentos eclesiais laicais, como o Cursilho de Cristandade, o Movimento Familiar Cristão e o TLC – Treinamento de Lideres Cristãos – para a juventude. Assumiu as CEBs, Comunidades Eclesiais de base e, no momento atual faz brilhas o YTerço dos Homens e o Segue-me, dos jovens.
A presença no mundo da cultura tem seus sinais mais fortes no Colégio Santo Antônio e noutros colégios particulares, de iniciativa de leigos, com filosofia cristã. No campo social as Conferências Vicentinas sempre assistiram as famílias mais carentes prevenindo a cidade da tristeza da mendicância em suas ruas. Também o cuidado da saúde foi prioritário e pode ainda hoje ser admirado e usufruído no maior hospital da cidade. O amparo aos idosos desvalidos persiste, não obstante os parcos recursos, no Lar Vicentino. Muitas outras iniciativas de solidariedade e promoção humana poderiam ser registradas. Acresce a dimensão profética na defesa do povo trabalhador no apoio às iniciativas da Pastoral Operária e dos movimentos de cidadania. A obra social das Irmãs do Colégio Sto. Antônio é exemplar.
Aos poucos vem acolhendo e estimulando as novas pastorais sociais, como da criança e da saúde, e as novas iniciativas de evangelização mediante os meios de comunicação social. E a paróquia como comunidade de fiéis e como instituição católica é uma referência para a sociedade grata; que, por isso mesmo, celebra portentosamente sua centralidade eucarística nas Festas de Corpus Christi, nos concorridos grupos de oração da RCC e nas devoções religiosas populares valorizadas dos Santos Anjos, N. S. Lourdes e do Cerco de Jericó. A partir de tudo isso, podemos entender ser a cidade o maior celereiro vocacional das vocações de especial consagração de nossa diocese. Assim, louvando a Deus pela ação do seu Espírito Santo em nossa querida cidade, parabenizamos o batalhão de fiéis leigos que se colocam generosamente a serviço do Evangelho e da Vida! Caminhemos juntos!
Medoro, irmão menor – padree pecador.