
Estamos às vésperas da JMJ – Jornada Mundial da Juventude. Nesse grande evento milhares de jovens de todo o mundo vão se encontrar com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro na última semana deste mês. A JMJ foi antecedida por um ano de intensa preparação, mediante variados projetos de Evangelização das Juventudes. Nos dias que antecedem imediatamente esse mega-evento católico, todas as dioceses de Brasil, viverão momento privilegiado de missão entre jovens. Aqui em Três Rios uma rica pauta preencherá a Semana Missionária entre 18 e 21 desse mês de julho. A esperança é que junto a esses eventos surjam e/ou se consolidem empreendimentos com e em favor das juventudes
A PJ - Pastoral da Juventude - em parceria com a Igreja de São José Operário, no Triângulo, teve a iniciativa evangelizadora de propor e organizar ações afirmativas – eventos e empreendimentos - com o objetivo de resgatar a dignidade dos jovens de nossa periferia a partir do re-encantamento com vida e da solidariedade com os feridos da exclusão social. A razão é óbvia. Não poderíamos viver apenas com grandes e comovedores eventos esse rico tempo missionário de preparação e realização da JMJ. Isso porque qualquer iniciativa evangelizadora deve começar pelo Serviço da Caridade que visa a promoção humana. Foi assim que Jesus fez com as Boas Notícias de Deus-Pai para os pobres: cuidado da vida, misericórdia com fracos e miseráveis, gestos libertadores, perdão aos pecadores, acolhida aos excluídos e reverencia à diversidade.
Uma concorrida Pedalada pela Vida, do Triângulo às ruas do centro da cidade, deu início às atividades da JMJ. Uma rica Missão Jovem congregou os Grupos de Base em missões pelos bairros da paróquia, criando uma relação renovada de afetiva proximidade com as juventudes excluídas, sem estudo, sem trabalho, ou convivendo com a AIDS, ou em situação de prostituição e ainda no consumo e tráfico de drogas. O ponto alto em cada fim de semana da quaresma foi a acolhida verdadeiramente fraternal e jovial, com apresentações culturais, danças, comida boa e muita reflexão e reza. O êxito das Oficinas de Música maturadas tal qual apareceu nas Apresentações da ESCOLA DE MÚSICA FREI NEYLOR TONIN em Santa Isabel do Rio Preto e em Copacabana, gerou a OFICINA DE TEATRO, muita participada. Outra ação afirmativa desse período foi a Vigília pelas vítimas do extermínio e famílias dos encarcerados, na sexta-feira santa, como primeiro passo para a solidariedade com os quase três mil apenados – na maioria jovens - no sistema penitenciário do estado.
Naquele período foram mobilizados voluntários que trabalham com os dependentes químicos. Eles deram início a PASTORAL DA SOBRIEDADE, que iniciará suas atividades de solidariedade terapêutica neste sábado na Missa das 18,30h, sob a orientação da missionária orionita, Irmã Maria José. A gravidez precoce e prostituição na adolescência fez nascer com vigor a COMISSÃO DE DEFESA DA VIDA, contra o aborto. E também as OFICINAS DE MULHERES dos Clubes de Mães para o aprendizado de costura, culinária e artesanatos em vista do resgate da dignidade pessoal e geração de renda alternativa. Ao mesmo tempo a já atuante PASTORAL DA AIDS dá dois passos à frente. Um preparando jovens para acompanhar seus colegas que convivem com o vírus HIV. Para tal, promove neste sábado às 17h a segunda tarde de formação confiada ao Dr. Marcos Tosoli, trirriense professor e coordenador da pós-graduação em enfermagem da UERJ, especialista na área. O outro passo é a criação da SOPA DA SOLIDARIEDADE, para moradores de rua e infectados pelo HIV.
A Pastoral da Educação, por sua vez, congrega hoje, quarta,3, professores para as OFICINAS PEDAGÓGICAS, para formação em Direitos humanos e cidadania. Também hoje tem início o primeiro PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL em parceria com a Secretaria de Educação, que viabilize a formação de um quadro profissional em nível de excelência que venha compor progressivamente a nova classe gerencial para as grandes empresas que vem se instalado por aqui. Isso para que os filhos dos operários, então competentes e éticos, gerem não apenas lucros para as empresas, mas também e sobretudo qualidade de vida e bens sociais para suas famílias trabalhadoras. Nessa perspectiva, está sendo feita também a PARCERIA PJ-PUC/RIO para que aqueles que ali ingressarem, tenham uma educação praticamente a custo zero. Já somam uma dezena os primeiros agraciados.
Todas essas iniciativas de evangelização, promoção humana e inclusão social das nossas juventudes, na preparação da Semana Missionária e da JMJ, serão celebradas num grande Encontro Missionário de jovens, no próximo domingo, 14h, sob a orientação do Pe Welder Pretinho, assessor diocesano parta o Setor Juventude. Também está sendo articulado, ainda para esse mês, a criação da COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ. As juventudes não podem esperar! Jovens evangelizando jovens! Jovens e adultos, Igreja, sociedade e poder público re-encantando a vida! Nossos agradecimentos ao Prefeito Vinicius Farah pelo apoio às iniciativas sociais com as juventudes. Agradecemos também ao Professor Augusto Sampaio, Vice-reitor Comunitário da PUC-Rio pela acolhida de nosso projeto. Não queremos assistir de forma omissa as enfermidades de nossos jovens que geram o corte do futuro.
Medoro de Oliveira