
Como gesto concreto do VIII CONENC – Congresso Nacional das Entidades Negras Católicasb -, buscando um maior dialogo entre as Pastorais afro e os diversos movimentos negros, realizou-se no dia 30-08, o Fórum das Entidades Negras do Sul Fluminense, na UFF da Vila Santa Cecília em Volta Redonda. Nossa diocese se fez representar pelos grupos das paróquias de Santo Antônio do Rio Bonito (Conservatória) e São José Operário (Três Rios) entre os quilombolas guerreiros e guerreiras de Volta Redonda, Valença, Três Rios, Barra do Pirai, Barra Mansa, Concervatória, Pirai e Resende. Estiveram presentes as entidades: APNS , Pastoral Afro, Fórum de Negritude do Sul Fluminense, Fundação Palmares, Sr. João Do Clube Palmares, UNEGRO, representantes das comunidades de terreiros.
O objetivo desse fórum é tornar-se um espaço de discussão permanente entre os vários movimentos negros para que se possam criar pautas que atinjam nossos municípios nas temáticas das ações afirmativas. Foi discutido o Estatuto da Igualdade Racial e seus desdobramentos como politicas educacionais, incentivos a cultura, dialogo inter-religioso, financiamento de projetos culturais e saúde.
Destaque entre as reflexões para os cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial (Lei n° 12.288/2010) comemorados em 20 de julho, com o compromisso do governo federal com o combate ao racismo assumido em 2003 com a criação da Seppir – Secretaria de Políticas de Promoção da igualdade Racial vinculada à Presidência da República.
Apesar de ter apresentado um público reduzido, as pautas discutidas foram proveitosas e estimularam os grupos representados a estudarem dentro de suas especificidades o Estatuto da Igualdade Racial.