
Nessa terça-feira, 31, às 19h, será realizada a segunda reunião do Movimento Fé e Política em nossa Paróquia de São José Operário, no Triângulo. A iniciativa de organizar esse Movimento entre nós está diretamente relacionada com os assuntos tratados nas edições anteriores. A ideia é que aqui o MF&P (como costuma se abreviar) seja desde já um compromisso dos cristãos integrados nas comunidades de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Levi Gasparian e Areal.
A cidade de Três Rios, em sua vocação industrial, e região trazem uma história de lutas operárias e sociais, que contaram com a presença consciente e organizada dos cristãos. Esses quadros, na época, nasceram nas CEBs – Comunidades Eclesiais de Base -, nas pastorais da Juventude, Operária, da Terra e do Negro. Mais recentemente as mesmas CEBs, enriquecidas com novas pastorais sociais, vêm sentindo mais e mais a necessidade de trabalhar as causas geradoras de tantos empobrecidos e encontrar caminhos eficazes de vida e libertação para todos.
O Movimento Nacional Fé e Política, criado em junho de 1989, é mais uma resposta ao Concílio Vaticano II, que decidiu que a face humana de Deus devia ser mostrada ao Mundo. Foi fundado num encontro de pessoas unidas pela Fé cristã engajada nas lutas populares.
Seu objetivo imediato é o de alimentar a dimensão ética e espiritual, entendida como centro da participação na política. O Movimento traz implicitamente um objetivo sócio-pedagógico: formar interventores sociais. Atualmente o Movimento promove grandes Encontros Nacionais para que seus integrantes reflitam sobre suas práticas e possam orientar sua participação nas lutas cotidianas.
O Movimento, que tem como principal característica o serviço de formação e o estímulo aos grupos de reflexão e ação, possui uma Carta onde estão expostos seus princípios fundamentais. Nela define-se como ecumênico, não-confessional e não-partidário.
Boa parte dos seus integrantes são filiados a um partido, mas o Movimento não tem opção partidária. Apesar de ter sido criado majoritariamente por cristãos católicos, não é propriedade de nenhuma Igreja em particular, nem a um conjunto delas.
Fiel ao preconizado pelo Concílio Vaticano II, o Movimento Fé e Política, e seus integrantes, orientam sua ação política sempre em defesa das causas dos pobres, oprimidos e excluídos. Em função disso, a prioridade é a conscientização e organização popular, caminho para que as classes populares vistas como principal sujeito da própria história, possam, através de seus partidos políticos, sindicatos, associações, movimentos, clubes, cooperativas e demais tipos de organizações, lutar para a construção de um outro mundo.
Neste outro mundo os valores fundamentais para o ser humano, seriam a solidariedade, a cooperação e o direito de todos à vida em plenitude. Pensando assim, os integrantes do Movimento devem comprometer-se com o exercício da cidadania ativa e a construção de uma sociedade socialista, democrática, plural e planetária.
Nele, a utopia, como entendida pelo Movimento Fé e Política, a sociedade de mercado será superada e a humanidade se reconciliará consigo mesma e com a natureza. Com isso, estaremos mais próximos da realização do Reino de Deus aqui na Terra, que esperamos ser pleno no céu.
A reunião é aberta para todos aqueles, e aquelas, que se sintam identificados com esse projeto.
Medoro de Oliveira